Guarda Municipal de Petrolina

Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Guarda Municipal de Petrolina e seu contexto no munícipio


A Guarda Municipal de Petrolina – PE foi criada em 27 de Abril de 1994 pela lei Municipal 502/94 e posteriormente regulamentada pela Lei nº 1063/2001. Assim como todas as Guardas Municipais tem seu amparo legal no artigo 144 da constituição, no parágrafo 8º que versa sobre a Segurança Pública. Não diferente das demais Guardas foi instituída pelo Município para da um suporte no âmbito da segurança. Atendendo o tripé do embasamento constitucional: bens, serviços e instalações, tornou-se um valioso instrumento na manutenção concernente aos serviços desenvolvidos pelo o município.

Atualmente, a Guarda Municipal presta serviços de alta relevância aos munícipes, por exemplo: ronda escolar; auxiliando os fiscais de obras e de postura do município promovendo a segurança destes servidores no exercício de suas atividades; trabalhando em eventos promovidos pelo município e pela comunidade; mantendo a ordem nas escolas, creches, nos prédios públicos, etc., proferindo palestras nas escolas e na comunidade abordando temas tais como: drogas, violências nas suas multi-faces, parceria com poder judiciário em programas de ressocialização e inclusão social, dentre outros.

È importante frisar que os guardas municipais também atuam na Defesa Civil do Município, que por sua vez, faz parte da estrutura organizacional da Secretaria de Segurança cidadã e está atrelada a Guarda Municipal. Outro dado importante a se destacar é que atualmente o Secretário de Segurança do Município é um inspetor da Guarda Municipal o Sr. Jenivaldo dos Santos ou inspetor GM J.Santos.

 
No novo contexto social a aplicabilidade do trabalho da Guarda municipal assume um novo papel, cônscio desta realidade se faz necessário que o agente municipal compreenda a conjuntura que o cerca. Indubitavelmente, a guarda está ampliando seu horizonte de atuação. Por este motivo, é imprescindível a participação cada vez maior dos seus agentes em: fóruns, audiências públicas, congressos ou algo similar que promova o debate, a troca de idéias e a divulgação das conquistas obtidas pelo segmento.

A Guarda Municipal de Petrolina-PE conectada com esta realidade promove e participa de eventos voltados para a categoria. Neste constante processo de interação já obteve inúmeros benefícios para a categoria, mas acima de tudo participa dos eventos divulgando e incentivando as Guardas Municipais a terem consciência de sua importância no contexto social.

Evidentemente, que neste processo de expansão ainda há muito por se fazer, mas sobre tudo, é importante enfocar que o crescimento das Guardas está intrinsecamente ligado a construção de projeto nacional que enfatize a Guarda Municipal como instituição com objetivos bem definidos.

Diante do exposto, cabe a nós definir quais os rumos norteadores que iremos adotar com o intuito de tornar a Guarda Municipal uma instituição mais sólida.

Atenciosamente,

João de Jesus Lino.

Elaborado por:

GM LINO - Guarda Municipal de Petrolina-PE