Guarda Municipal de Petrolina

Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Promotor de Justiça visita sede da GAMA e elogia trabalho dos guardas

Dr. André Luiz Dezotti conversou com parte do efetivo e destacou a credibilidade que a corporação tem junto à população americanense

A sede da GAMA (Guarda Municipal de Americana) recebeu na tarde desta quarta-feira (29) o promotor de Justiça da Vara Criminal de Americana, Dr. André Luiz Dezotti. Recebido pelo diretor-comandante da corporação, Adilson Bicalho, Dezotti conheceu as instalações e conversou por cerca de uma hora com os inspetores e subinspetores a respeito do trabalho desenvolvido. “Foi uma troca de informações muito válida e extremamente importante para o estímulo dos nossos guardas no trabalho diário. Eles falaram bastante, tiraram várias dúvidas, expuseram problemas enfrentados no dia-a-dia da função, e a visita do Dr. André foi enriquecedora neste sentido”, destacou Bicalho.

Os guardas expuseram algumas situações e tiveram as dúvidas resolvidas. O promotor disse ter gostado da visita e promete fazê-las com mais frequência. Foi a primeira vez nos últimos anos que um promotor de Justiça visita a sede da GAMA.

“Admiro a GAMA, os guardas estão desempenhando um trabalho correto e passando credibilidade à sociedade. Isso é algo que ouvimos corriqueiramente.Vemos que a população confia na GAMA e é um recurso muito eficiente. Pela quantidade de processos criminais que temos, cerca de 80% vem de prisões realizadas pela Guarda, então é a ela que a população recorre. Claro que queremos sempre melhorar esse trabalho, e vamos fazer o possível para que isso se concretize em Americana”, concluiu.

Prefeitura investe na Guarda Civil Municipal Itapeva/SP


A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, está investindo recursos na aquisição de equipamentos para reforçar o trabalho da Guarda Civil Municipal. De acordo com secretário de Defesa Social, “além dos equipamentos de segurança, a Prefeitura investiu na habilitação de um sistema de comunicação via rádio e contratou uma empresa para ampliar a oferta de cursos de qualificação para a categoria. “Estamos investindo fortemente na manutenção da Guarda e em melhorias para o aprimoramento do trabalho da nossa corporação”, afirmou o secretário Major Patriarca.

Segundo ele, até o final do ano o município deve contar com um sistema de comunicação totalmente digitalizado que permitirá à Central de Monitoramento acompanhar em tempo real o deslocamento das viaturas e o atendimento das ocorrências. “Em breve a Guarda Civil Municipal contará com um sistema moderno de troca de informações por meio de aparelhos de rádio credenciados pela ANATEL. Os novos aparelhos vêm equipados com GPS, que permitirá à nossa Central monitorar e acompanhar as ocorrências”, anunciou o secretário de Defesa. 

Para reforçar a segurança de seu efetivo, a Secretaria de Defesa também comprou 37 coletes balísticos, 82 pares de botas, 98 espargidores (spray de pimenta) e um decibelímetro (aparelho que mede a intensidade do som). A frota de viaturas também será reforçada com a aquisição de dois veículos de grande porte, tipo camionete, totalmente equipada com rádio transceptor e sistema de sinalização sonora para a criação de dois grupos de trabalho, sendo o Grupo Especial e Proteção Ambiental e a Ronda Especial Municipal Preventiva.

A Secretaria de Defesa informou ainda que está celebrando convênio com o Ministério da Justiça por meio do qual a Guarda Municipal terá acesso ao cadastro informações civis e criminais da Rede INFOSEG - Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública. 
Para melhorar o atendimento, a Secretaria Municipal de Defesa Social está estudando a possibilidade de transferir a atual sede da Guarda Civil Municipal para um novo prédio que atenda as necessidades da corporação.