Guarda Municipal de Petrolina

Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Defesa Civil de Petrolina realiza exame de portabilidade da água em mananciais

Nessa terça-feira (17), a equipe da Defesa Civil de Petrolina e do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA), coletaram amostras de água para a verificação da portabilidade da água dos mananciais que abastecem as comunidades da zona rural do município, através da Operação Carro Pipa realizada em conjunto com o 72º BIMTZ.
Os pontos utilizados pelos pipeiros para captação da água estão situados no Canal Pontal, nas localidades de Icozeiro e Amargosa, e no Rio São Francisco na localidade de Izacolândia.
“A análise se faz necessário para sabermos se a água disponibilizada à população da área de sequeiro possui qualidade para o consumo humano. Através deste trabalho nós estamos evitando problemas de saúde à população que podem ser ocasionados com a ingestão de água contaminada”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Petrolina e secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo dos Santos.
A coleta da água foi feita nas comunidades de Icozeiro e Amargosa. Na próxima segunda feira, (23) a coleta acontecerá em Izacolândia. Os exames serão realizados mensalmente em parceria da Defesa Civil com a equipe do VIGIÁGUA da Secretaria de Saúde.
“O exame de portabilidade da água está previsto na Portaria Interministerial 1/2012 do Ministério da Integração Nacional como uma das contrapartidas do governo municipal nas ações de distribuição emergencial de água as famílias afetadas pela estiagem no Semiárido nordestino”, completa Santos. Ascom PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário