Guarda Municipal de Petrolina

Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Guarda Municipal de Petrolina garante segurança a evento realizado pela Secretaria de Saúde





Atraídos pela movimentação do Mutirão Petrolina Saudável, realizado nesse sábado (14), no bairro José e Maria, uma grande quantidade de  moradores compareceram à unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Lia Bezerra, em busca de serviços de saúde. No intuito de estimular a promoção da saúde e a prevenção de doenças foram ofertados ao  público masculino o exame PSA, o teste rápido de glicemia e hepatite, verificação de pressão arterial e do índice de massa corporal, consulta médica, pesquisa de câncer bucal, vacinação, entre outros serviços.

Desde 2011, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) vem desenvolvendo a Política de Saúde do Homem, como preconiza o Ministério da Saúde, mas ainda há dificuldade em atrair esse público para as unidades de saúde, explicou a secretária de saúde, Lucia Giesta. “Sempre buscamos medidas alternativas para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, buscando-os nas comunidades e nos locais que mais frequentam, e ofertando outras possibilidades de horários como no mutirão aos sábados”, relatou a gestora, salientando que no Petrolina Saudável a participação desses homens vem aumentando. “Com o Programa, conseguimos atingir um público maior a cada semana, especialmente na realização do exame PSA, que é um procedimento muito importante para o diagnóstico do câncer de próstata”, completou.

Em média, o município realiza 6 exames desse tipo por dia em seus postos de coleta. Na abertura do Petrolina Saudável, no bairro Dom Avelar, foram realizados 70, e nesse sábado, no José e Maria, 119 homens fizeram o exame. “Eu já tinha feito o exame da próstata uma vez, mas faz muito tempo. Agora, eu tive a oportunidade de fazer de graça. Esse programa é muito bom porque a pessoa chega, é atendida na hora e não precisa ir para longe, é tudo aqui, pertinho de casa”, afirmou o soldador Domingos José da Silva, enquanto realizava a coleta de sangue.

Exame PSA – a análise da dosagem de proteína chamada Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue permite a identificação de possíveis tumores malignos na próstata.

Qualificação: Em última etapa de processo seletivo, candidatos iniciaram estágio supervisionado


Os aprovados no concurso público da Prefeitura Municipal de Petrolina para os cargos de Guarda Municipal, Agente da Autoridade de Trânsito e Fiscal de Transportes iniciaram ontem (17) a etapa de estágio supervisionado do cronograma do Curso de Formação, quinta e última etapa do processo seletivo iniciado em setembro de 2011. As aulas acontecem na Autarquia Educacional do Vale do São Francisco/ Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (AEVSF/FACAPE) para 61 classificados.

Etapa também eliminatória, o plano de aula, elaborado pela Escola do Servidor do município, cumpre as determinações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Ministério da Justiça (MJ), compreendendo a participação de entidades como a Guarda Municipal, Polícia Militar, Federal, Agência de Trânsito e Corpo de Bombeiros. Ao todo, serão 620h/aula ministradas por 30 instrutores. Os candidatos já passaram por instruções de Ordem Unida, Defesa Pessoal, Chefia e Liderança, entre outras, com ações técnicas e práticas. A média para aprovação será de nota sete.

O Estágio Supervisionado, segundo a coordenação do curso, funciona como dispositivo de integração entre os candidatos e o ambiente de trabalho. Ontem, essa etapa, que cumpre cronograma de 50h e será realizada até o próximo dia 03 de maio, foi iniciada para os 28 candidatos a agente de trânsito e 10 a fiscal de transporte. O estágio acontece na Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC). Hoje (18), será a vez dos 20 alunos para Guarda Municipal que terão suas instruções ministradas na sede da Secretaria de Segurança Cidadã, localizada no Parque Josepha Coelho.

“Os candidatos estão passando agora por uma importante etapa do processo seletivo, que além de todo apanhado teórico, agora passaram a ver o aprendizado na prática. Há muitos anos que não havia concurso para agregar novos profissionais à corporação – Guarda Municipal e Petrolina é uma cidade que não para de crescer, necessitando de atualização diária e de pessoas que contribuam com esse desenvolvimento seguro. Agora, com novos Guardas podemos atender, cada vez mais, a segurança e o patrimônio da nossa cidade”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira.

Após o estágio supervisionado, os candidatos ficarão à disposição das secretarias. O curso será encerrado no próximo dia 04 de maio.

Texto: Juciana Cavalcante
Foto: Marcizo Vitor
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
18/04/2012