Guarda Municipal de Petrolina

Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Segurança



Equipe da Secretaria de Segurança Cidadã de Petrolina recebe instruções sobre o sistema de monitoramento eletrônico.


Desenvolvido para melhorar a segurança da população, a Prefeitura Municipal de Petrolina está implantando um moderno sistema de monitoramento eletrônico nos prédios públicos da cidade. Na manhã desta quinta-feira (12), aconteceu a primeira reunião de treinamento com o grupo de profissionais, composto por vigilantes e guardas municipais, que farão parte da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) e funcionará na sede da Secretaria de Segurança Cidadã, localizada no Parque Municipal Josepha Coelho.

A instrução foi aplicada pelo Consultor de Segurança, Severino Júnior, que apresentou o Sistema de Monitoramento, apontando seus aspectos técnicos além de sanar as dúvidas da equipe. Segundo o Coordenador Geral do programa, Marcos Del Nero, o sistema trará mais segurança à população e ao patrimônio da cidade. “Essa ferramenta vem auxiliar o nosso trabalho na manutenção da ordem pública junto ao patrimônio municipal. Além disso, também vai viabilizar uma maior agilidade no atendimento em casos de violação dos prédios”, afirmou.

O Sistema de Monitoramento Eletrônico é composto de sensores de presença que ao detectar arrombamento ou presença fora dos horários estipulados por pessoas autorizadas aos prédios públicos alarma um aviso sonoro e ao mesmo tempo é identificado na Central, onde os profissionais passarão de imediato as coordenadas às equipes do Comando de Operações Integradas (COI) nas ruas, que também estarão em pontos estratégicos.

Em constante crescimento, a nova ferramenta servirá de complemento às ações de segurança do patrimônio público feitas pela Guarda Municipal e o Grupamento de Vigilância – órgãos operativos da Secretaria de Segurança Cidadã. Para o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, o município dá mais um passo em termos de avanço em cuidados com as pessoas. “Todo esse programa de monitoramento eletrônico, faz parte da meta que o prefeito Julio Lossio tem de modernizar nossa missão de Segurança Cidadã em parceria com os demais órgãos que atuam na cidade”, explicou.

As capacitações acontecerão durante todo o mês de janeiro e a meta é que neste ano sejam instalados cerca de 200 pontos do monitoramento eletrônico na cidade.

Texto e Foto: André Nazário
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina