Guarda Municipal de Petrolina

Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prefeitura de Petrolina realiza formatura de mais de 200 Guardas Mirins no N-11


Atendendo a expectativa de mais de 200 crianças da Escola Municipal Ricardina Ferreira da Silva, no Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho N-11, foi realizada pela Prefeitura de Petrolina, através da secretaria de Segurança Cidadã em parceria com a Secretaria de Educação, a formatura da primeira turma do Programa Guarda Mirim em 2012. A solenidade ocorreu na noite de ontem (04), no Espaço de Eventos Gonzagão no N-11 e contou com a presença do prefeito Julio Lossio, do vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, secretários municipais, líderes comunitários e comunidade escolar.

O Programa Guarda Mirim foi criado em março de 2010 e até o momento já formou 700 crianças. A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Segurança Cidadã em parceria com a Secretaria de Educação, com o objetivo de desempenhar ações preventivas no combate à violência e às drogas. Desde a criação do programa, mais de 10 escolas já foram beneficiadas com a ação que aborda temas como cidadania, meio ambiente, defesa civil, entre outros.

De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, o trabalho realizado nas escolas é de complementação educacional direcionada a diversos temas sociais e a disciplina. “Abordamos vários conteúdos como amor à pátria, civismo e tantos outros que são absorvidos na escola e levados para casa, e permitem que cada aluno desenvolva melhor a disciplina e a conduta, auxiliando ainda na correção da rede municipal de ensino”, afirmou.

Também presente na formatura, a gestora da Escola Ricardina Ferreira da Silva, Maria José Fernandes, ressaltou a participação dos alunos e a importância do programa. “É uma ação belíssima que ensina os alunos o amor à pátria, à escola, o respeito para com os pais, com a equipe escolar e ao cidadão em geral. Durante todo o processo, os alunos participaram de forma ativa e interagiram do início ao fim”, explicou a gestora.

Para a moradora da comunidade e mãe de uma filha que participou do programa, Maria Cleide de Matos Silva, a iniciativa representa a abertura de um espaço inibidor da violência. “As crianças que participam desse evento aprendem muito e isso evita que elas se envolvam com drogas, com prostituição e com violência”, elogiou.

O prefeito Julio Lossio que prestigiou todo o evento relembrou quando o programa teve início e destacou o quanto está dando certo. “Em 2010, quando o Cel. Daniel conversou comigo sobre a ação, eu não esperava que fosse tão grandiosa e importante. Hoje analiso como uma excelente iniciativa que trabalha com a disciplina e o respeito tanto dos pais, da equipe escolar, das autoridades e o amor à pátria, e isso é fundamental para a inserção da cidadania na vida dessas crianças”, pontuou.

A Programa Guarda Mirim atende crianças de 8 a 14 anos das escolas municipais de Petrolina. Os conteúdos para a formação dos alunos são repassados pela equipe de Pesquisa e Instrução, composta pela Guarda Municipal de Petrolina, com carga horária de 25h. Durante a solenidade da formatura, os Guardas Mirins realizaram uma apresentação sobre meio ambiente e receberam fardamentos e carteiras de identificação de participação. As próximas turmas formadas serão das comunidades de Uruás, Rajada e Pau Ferro.

Texto: Élida Maria
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
05/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário