Guarda Municipal de Petrolina

Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

Segurança Cidadã


 

Centenas de crianças são atendidas através do Programa Guarda Mirim no distrito de Rajada

Desde que foi criado, a meta do Programa Guarda Mirim era atender crianças de 8 a 12 anos e melhorar seu desempenho na escola, além de propor novos horizontes referentes à cidadania e à própria educação. O Programa, que já atendeu mais de 600 estudantes da rede pública de ensino de Petrolina, continua levando ensinamentos e deixando um rastro de benefícios por onde passa.

O interesse despertado na comunidade como um todo, já chega as mais diversas instituições por parte de gestores e educadores, que encontraram na ação desenvolvida em uma iniciativa da Prefeitura Municipal, mais um estímulo para desenvolver novas potencialidades nas crianças. É o que relata a diretora da Escola Estevão Rodrigues Coelho, Maria Célia Coelho. “Acredito que esse projeto tem somado com nossa escola. Nossa expectativa, assim como os exemplos já vistos em outras localidades, é que ele contribua na melhora da disciplina dos estudantes”, destacou.

Além do trabalho com a disciplina, a equipe de pesquisa e instrução da Secretaria de Segurança Cidadã, composta pela Guarda Municipal, transmite ainda conhecimentos sobre Ordem Unida, Direitos Humanos e Ambiental e Defesa Civil. Ao todo, o programa que mediante a alta demanda já atende crianças de até 13 anos em uma nova roupagem da ação através da atividade itinerante, cumprem carga horária de 20h/aulas.

Principal alvo do Programa, as crianças mantém a empolgação ao ver assuntos não habituais. Para o estudante Paulo Leite, de 11 anos, participar do Guarda Mirim está sendo muito gratificante. “Estou gostando de tudo que eles tem me ensinado, quero muito ser um Guarda Mirim”, frisou.

Após o curso que habilita a ser Guarda Mirim, podendo atuar dentro de sua comunidade com instruções aos demais sobre a Defesa Civil e os cuidados necessários para se viver em uma sociedade harmoniosa, os integrantes receberão, carteirinha e camisas.

Texto: Juciana Cavalcante
Foto: André Nazário
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
17/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário