Guarda Municipal de Petrolina

Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Guarda Municipal de Petrolina garante segurança a evento realizado pela Secretaria de Saúde





Atraídos pela movimentação do Mutirão Petrolina Saudável, realizado nesse sábado (14), no bairro José e Maria, uma grande quantidade de  moradores compareceram à unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Lia Bezerra, em busca de serviços de saúde. No intuito de estimular a promoção da saúde e a prevenção de doenças foram ofertados ao  público masculino o exame PSA, o teste rápido de glicemia e hepatite, verificação de pressão arterial e do índice de massa corporal, consulta médica, pesquisa de câncer bucal, vacinação, entre outros serviços.

Desde 2011, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) vem desenvolvendo a Política de Saúde do Homem, como preconiza o Ministério da Saúde, mas ainda há dificuldade em atrair esse público para as unidades de saúde, explicou a secretária de saúde, Lucia Giesta. “Sempre buscamos medidas alternativas para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, buscando-os nas comunidades e nos locais que mais frequentam, e ofertando outras possibilidades de horários como no mutirão aos sábados”, relatou a gestora, salientando que no Petrolina Saudável a participação desses homens vem aumentando. “Com o Programa, conseguimos atingir um público maior a cada semana, especialmente na realização do exame PSA, que é um procedimento muito importante para o diagnóstico do câncer de próstata”, completou.

Em média, o município realiza 6 exames desse tipo por dia em seus postos de coleta. Na abertura do Petrolina Saudável, no bairro Dom Avelar, foram realizados 70, e nesse sábado, no José e Maria, 119 homens fizeram o exame. “Eu já tinha feito o exame da próstata uma vez, mas faz muito tempo. Agora, eu tive a oportunidade de fazer de graça. Esse programa é muito bom porque a pessoa chega, é atendida na hora e não precisa ir para longe, é tudo aqui, pertinho de casa”, afirmou o soldador Domingos José da Silva, enquanto realizava a coleta de sangue.

Exame PSA – a análise da dosagem de proteína chamada Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue permite a identificação de possíveis tumores malignos na próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário