Guarda Municipal de Petrolina

Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Retratos da Sociedade Brasileira – Segurança Pública – Epílogo

Classe Distinta da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
Bacharel em Direito pela Universidade São Francisco

A segurança pública é apontada como o segundo maior problema do país, perdendo apenas para a saúde, inicialmente surpreende as drogas figurando em terceiro lugar, porém estão intrinsecamente ligados, quando o usuário se aproxima do crime por não receber tratamento na rede pública, quando o traficante não é incomodado pela polícia.
A convivência com a violência é uma realidade, quem não presenciou recentemente alguém usando drogas, polícia prendendo alguém, brigas no trânsito, no metrô, no transporte público, alguém sendo agredido, briga de gangues ou torcidas,
essas situações nos obrigam mudar nossos hábitos,
evitamos ir ao banco, andar com dinheiro, evitar sair a
noite, instalar equipamentos de segurança, entre outras
medidas, pois os Governos Estaduais falharam na promoção
de segurança pública a população.
Temos que estar atentos para algumas propostas como a
legalização da maconha, uso de forças armadas, redução
da idade penal, pena de morte, proibição de venda de bebidas
alcoólicas após a meia noite, que não é necessário
aumentar o efetivo dos órgãos de segurança, pois caso
contrário o resultado poderá ser mais violência.
O Executivo Federal deve ter coragem para caminhar na
desmilitarização das Policiais Estaduais, valorizando o
quadro de praças, que é a maior parte do efetivo e está
na linha de frente no combate ao crime.
O segundo passo é a unificação das policiais, para integrar
comunicação, informação e ações de combate ao crime.
Este dois passos poderiam ser normas programáticas para
os próximos dez anos, neste período o policiamento
comunitário e preventivo ficariam a cargo das Guardas
Municipais, por suas características históricas, enquanto
o estado voltaria suas ações ao crime organizado.
No terceiro e derradeiro passo buscaríamos a municipalização
da segurança pública, que poderia se basear no modelo
de defesa civil, em que para determinadas ações existiria uma
coordenação estadual com a participação dos municípios envolvidos.
Não podemos permitir que se continue com essa sangria
dos recursos públicos em investimentos baseados no eu
acho, comumente propagado pelos atuais especialistas e
técnicos de segurança com suas teorias mirabolantes,
porém jamais enfrentaram um criminoso, não tem ciência
da violência praticada por essas pessoas.
Infelizmente, os resultados da pesquisa CNI-IBOPE, não
tiveram a divulgação e uma análise pormenorizada devida,
para que a discussão fosse aprofundada permitindo a
apresentação de propostas concretas para a construção de
um novo modelo de segurança pública.
A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria – CNI e
do Grupo IBOPE que abordou a situação da segurança
pública no Brasil, foram 2.002 entrevistas realizadas em 141
municípios, no período de 28 à 31 de julho de 2011, deve
ser para que os profissionais de segurança reflitam sobre o
caos causado pela violência e o reconhecimento de
vivemos um epidemia do crime.

Guardas Municipais contam agora com porte de arma 24h

Araucária adquire mais uma conquista importante na segurança pública: é o 2° município do Paraná a ter uma guarda habilitada a ficar armada 24h. Até então, apenas São José dos Pinhais contava com a permissão no estado.
Os guardas da cidade que já possuíam porte de arma para revólver calibre 38 receberam ontem (21) a extensão da permissão de porte funcional de arma para o tipo pistola e também o direito a porte fora de serviço.
Foram 103 profissionais da Guarda Municipal de Araucária (GMA) contemplados. A Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal participou da cerimônia de entrega da carteira funcional com a certificação, que foi realizada no anfiteatro da Prefeitura.
De vital importância
O coordenador do Sistema Nacional de Armas (Sinarm) no Paraná, Fernando Vicentini, acredita que o pioneirismo de iniciativas assim é importante frente às discussões do papel do Estado e dos Municípios na estruturação da segurança pública.
"O trabalho das guardas municipais é de vital importância. O papel estabelecido para o órgão na Constituição Federal de 1988 fica restrito perto do que é praticado. Engana-se quem acha que atualmente as guardas cuidam apenas de patrimônio público. Por isso a necessidade de mudanças e de mais estruturação para o setor", diz.
Preparo
Apesar das discussões sobre o paradigma de segurança pública como atribuição da polícia e da guarda serem recentes, Araucária tem investido e contribuido para ter uma corporação preparada a auxiliar a população e a polícia.
"O trabalho realizado em conjunto entre as polícias e a GMA tem sido bem visto pela população e constantemente elogiado. Gostaria de parabenizar os profissionais e dizer que tenho certeza que farão bom uso da certificação que acabam de receber", comenta o prefeito Albanor Zezé Gomes.
Agradecimentos
O diretor da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), Adair Milani, agradeceu em nome de todos o empenho e as realizações feitas para estruturar a categoria na cidade.
"Hoje é um dia importante para nós. Estamos recebendo o tão esperado porte de arma 24 horas, o que demonstra mais uma vez reconhecimento e valorização por parte das autoridades com os profissionais que atuam dia a dia com comprometimento e profissionalismo", ressalta.
Milani cita como importantes para as conquistas recentes da Guarda Municipal o secretário de Urbanismo, Mario Torres (ex-secretário interino da pasta), o ex-secretário da pasta, Élcio Fuscolim, o atual secretário, Luiz Fernando Chemim e o prefeito.
Chemim aproveitou para reforçar o elogio a essas ações, que considera como resultado de confiança, que a corporação tem recebido."Esse é um momento único para a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O prefeito tem um carinho muito grande pela GMA e firmou esse convênio com a Polícia Federal. Em breve teremos novas implementações na segurança", explana.
Mais segurança
No ano que vem a GMA e a população terão várias ações de destaque para comemorar, como a inauguração dos módulos blindados da GMA, a instalação de mais 16 câmeras de segurança pelas ruas da cidade, o quadro completo de 180 guardas municipais e a construção de uma nova sede para a instituição.

(Fotos: Carlos Poly) 

Prefeitura de Petrolina divulga programação do Réveillon na Orla da cidade


Com várias atrações musicais e show pirotécnico, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos (Sedectur) realizará o Réveillon 2012 no próximo dia 31 de dezembro, com muita festa. As apresentações acontecerão na Orla de Petrolina com festividades das 21h até amanhecer o dia.
A orla será especialmente preparada e ornamentada no dia 30 de dezembro para receber o show da virada no dia 31. No local haverá toda segurança para as pessoas que optarem aproveitar ao lado do Rio São Francisco, a virada do ano. Equipes da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transportes Coletivos de Petrolina (EPTTC), da Secretaria de Ordem Pública, além do Corpo de Bombeiros, SAMU, Guardas Municipais e a Polícia Militar farão toda a segurança do local.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos, Luis Claudio Dias, existe uma grande expectativa de público por conta das atrações desse ano que visa reunir as pessoas em clima de festa e comemoração. “Iremos realizar uma linda festa e pretendemos receber mais de 20 mil pessoas que, com animação e muita energia positiva celebrarão a chegada de 2012”, ressaltou.

O show pirotécnico promete emocionar o público com uma tonelada de artefatos pirotécnicos, que deixarão o céu mais bonito, durante 15 minutos ininterruptos, abrilhantando ainda mais a noite festiva. Para total segurança dos participantes da festa todo o processo será acompanhado por um Técnico Blaster – profissional capacitado e habilitado para manusear os artefatos pirotécnicos.

Durante a noite do réveillon, os restaurantes e bares oferecerão serviços diferenciados de Buffet e cardápios para todos os gostos.

A programação completa do réveillon 2012 segue abaixo:


21h- Som mecânico;

22h- Show da banda Seistanejos de Salvador;
23h45-Inicio da contagem regressiva para 2012;
00h00-Show pirotécnico;
00h20- Show do Cantor Ninha e banda Trem de Pouso;
02h- Show da Banda Pega-Leve;
03h30h- Show do Cantor César Adriano;
05h20-Encerramento.

Texto: Élida Maria

Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina
21/12/2011