Guarda Municipal de Petrolina

Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE PETROLINA

A Guarda Municipal de Petrolina foi instituída através da Lei nº. 502 de 27 de abril de 1994. Atualmente a instituição se acha subordinada à Secretaria de Segurança Cidadã, órgão responsável pelo assessoramento técnico na definição e execução da política municipal de segurança pública e de segurança patrimonial, no que se refere respectivamente à sociedade petrolinense e aos próprios e serviços da municipalidade.

Compete à Guarda Municipal, nos termos da Lei nº. 1.063, de 13 de julho de 2001,

1. Promover e manter, em todo o Município de Petrolina, a segurança patrimonial dos prédios, instalações e equipamentos públicos municipais;
2. Garantir o funcionamento dos serviços públicos municipais;
3. Atuar junto à comunidade prestando informações turísticas e outra de utilidade pública;
4. Apoiar as ações desenvolvidas pelo órgão municipal de trânsito e pelos órgãos estaduais e federais, nas atividades voltadas para a segurança pública e para a defesa civil, nos termos da legislação vigente.
5.    Outras ações que lhe venham a ser atribuídas em face de dispositivos de lei e regulamentos que passem a vigorar.

A Guarda Municipal de Petrolina, ao longo dos seus anos, sempre procurou melhor atender a população petrolinense, atendendo a crescente demanda de solicitações de apoio a eventos esportivos, religiosos, sociais, culturais e de negócios, oriundos das Unidades Administrativos da Prefeitura e da Sociedade Civil em geral.

Atualmente, além dos serviços de proteção oferecidos a várias secretarias e equipamentos públicos, a Guarda Municipal realiza rondas ostensivas motorizadas objetivando a preservação de praças, creches, escolas e logradouros públicos. Com a Patrulha Escolar Motorizada, rondas diárias são realizadas em horários variados nas Escolas Municipais tidas como mais problemáticas objetivando manter a ordem, prevenir, combater a violência e as drogas. Também são desenvolvidos nas escolas, Ciclos de Palestras sobre diversos temas como "Prevenção do uso de Drogas", "Violência", Convívio Familiar", "Direitos Humanos" dentre outros.

Conta com um efetivo de 123 Guardas, sendo 04 Inspetores, 03 Subinspetores, 24 GM’s de 1ª Classe, e 92 GM’s de 2ª Classe, dos quais 109 GM’s são masculinos e 14 são femininos.

O atual Comandante é o Inspetor – José J. do NASCIMENTO Silva e suas instalações fica situada à Av. Josemar Batista, S/N, Parque Municipal Josepha Coelho, bairro Maria Auxiliadora, Petrolina-PE.

Por:
GM-Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário